
Independente do fato de você ser um daqueles que usa óculos redondos e praticamente grita “sou nerd” da cabeça à ponta do pé; ou tem uma aparência que não dá pistas, mas uma boca que entrega seu “verdadeiro eu” (isso porque mais da metade de seu discurso é incompreensível para a maioria); você não pode deixar de conferir essa lista de livros que não podem faltar na seção de lidos do seu Skoob. Let’s?
O Senhor dos Anéis, J. R. R. Tolkien

Não poderíamos começar essa lista sem citar uma das maiores trilogias escritas no século XX. A saga de Frodo Bolseiro e seu fiel companheiro Sam para destruir o “Um Anel” encantou jovens e adultos do mudo inteiro. Difícil falar da obra de J. R. R. Tolkien sem despejar dezenas de adjetivos positivos. O Senhor dos Anéis gerou três adaptações cinematográficas fantásticas, e nos próximos três anos, outra obra do autor vai nos brindar com mais três: “O Hobbit”, livro que conta as aventuras de Bilbo Bolseiro. Não leu ainda? Corra para a livraria mais próxima. Sério.
Eu, Robô, Isaac Asimov

O que falar de um livro onde estão descritas as três leis da robótica? O que falar sobre um livro escrito por um dos grandes mestres do gênero ficção científica? O que falar sobre um livro sobre robôs e seus conflitos, escrito na década de 50? Com uma seleção de nove contos, “Eu, robô” é considerado um dos melhores livros do autor, dentre os quase 500 de sua produção. Os contos relatam, sob a voz da robôpsicológa Susan Calvin, a evolução das máquinas, desde os primitivos homens mecânicos mudos até a máquina que controlaria o mundo e tornaria obsoletos os seres humanos. Se você lembrou do filme com Will Smith, não tema. O filme só empresta da obra de Asimov o título e as três leis da robótica. Um longa que realmente entendeu o espírito dos textos do autor é o Homem Bicentenário, com Robin Willians como protagonista. Leia o livro e assista o filme, é um ótimo combo!
O Guia do Mochileiro das Galáxias, Douglas Adams

Don’t panic e take your towel (ou em bom português: Não entre em pânico e pegue a sua toalha)! Você provavelmente já ouviu essa expressão, ou viu dezenas de imagens falando do dia da toalha nas redes sociais. Isso se deve à obra de Douglas Adams, que criou um rico e criativo repertório com a série de livros “O Guia do Mochileiro das Galáxias”. Com conceitos científicos, uma dose de ironia e muito bom humor, Adams nos apresenta a Arthur Dent, que tem sua casa e seu planeta (!) destruídos no mesmo dia e parte pela galáxia com seu amigo Ford – que na verdade nasceu em um pequeno planeta perto de Betelgeuse. Prepare-se para muitas risadas com uma trama genialmente bem-escrita. Ah, esteja pronto também para se apaixonar pelo robô mais depressivo de todos os sistemas solares e para saber a resposta para a pergunta fundamental sobre a vida, o universo e tudo mais.
Viagem ao Centro da Terra, Júlio Verne
Como não falar neste título criado por uma mente visionária em 1864? Júlio Verne nos conta a odisseia do professor Lidenbrock e seu sobrinho, Axel, rumo ao centro da Terra. O professor encontra um pergaminho do século XVI contendo um mapa que conduz ao núcleo central do nosso planeta, e é claro que ele não ia deixar passar a oportunidade de realizar a façanha. O escritor francês é considerado por críticos literários o precursor do gênero ficção científica, tendo feito predições em seus livros sobre o aparecimento de novos avanços científicos, como os submarinos, máquinas voadoras e viagem à Lua. A última adaptação cinematográfica inspirada neste livro foi em 2008, com Brendan Fraser como protagonista.

Como não falar neste título criado por uma mente visionária em 1864? Júlio Verne nos conta a odisseia do professor Lidenbrock e seu sobrinho, Axel, rumo ao centro da Terra. O professor encontra um pergaminho do século XVI contendo um mapa que conduz ao núcleo central do nosso planeta, e é claro que ele não ia deixar passar a oportunidade de realizar a façanha. O escritor francês é considerado por críticos literários o precursor do gênero ficção científica, tendo feito predições em seus livros sobre o aparecimento de novos avanços científicos, como os submarinos, máquinas voadoras e viagem à Lua. A última adaptação cinematográfica inspirada neste livro foi em 2008, com Brendan Fraser como protagonista.
A máquina do Tempo, H. G. Wells

Herbert George Wells foi reconhecido por muitos como uma das maiores mentes do século 20. Escreveu muitos romances de ficção científica e previu muitas das máquinas de hoje – como os tanques e a bomba atômica. Difícil escolher uma dentre as obras do autor para entrar nessa lista. Seu romance “A Máquina do Tempo” é considerado, juntamente com “A Guerra dos Mundos” uma das pedras angulares da literatura de ficção científica. O romance, publicado em 1895, é o primeiro a propor o conceito de viagem no tempo usando uma máquina específica pra isso. O leitor é brindado com a viagem de um personagem chamado apenas de “O Viajante do Tempo”, até o longínquo ano 802.701. A trama gerou duas adaptações cinematográficas e serviu de inspiração para milhares de obras literárias.
1984, George Orwell

Se você assiste TV aberta, já deve, em algum momento, ter sido bombardeado com propagandas sobre o Big Brother Brasil. Ora, mas o que isso tem a ver com 1984, de George Orwell? O fato do nome do programa ter sido tirado diretamente de sua obra. 1984 nos apresenta um mundo onde o Estado controla completamente a sociedade, e a figura do Grande Irmão (Big Brother, em inglês) está sempre presente, vigiando cada um dos seus passos. Essa incrível distopia foi a última obra publicada por Orwell. Com um alto teor político, a trama de personagens fortes e dotada de uma sátira sombria faz de 1984 uma obra imprescindível de ser lida.
Neuromancer, William Gibson

Neuromancer trouxe novos conceitos para a época, como inteligências artificiais avançadas e um cyberespaço quase que “físico”, conceitos que mais tarde foram explorados pela trilogia Matrix. Sim, se você é um daqueles fascinados pela trilogia protagonizada por Keanu Reeves, agradeça a este autor americano por isso. Neuromancer é o primeiro livro de uma trilogia, que nos apresenta Case, um ex-hacker (cowboy, como são chamados os hackers em Neuromancer) que foi intoxicado por uma microtoxina que danificou seu sistema neural e o impede de se conectar à Matrix. A busca de Case pela cura é o que guia toda a história, cheia de reviravoltas e com um final surpreendente.
Deuses Americanos, Neil Gaiman

Tido como um dos maiores romances do premiado roteirista de Sandman, Deuses Americanos é uma obra divertida e viciante, cheia de ironias, texto impecável e muitas reviravoltas. O leitor é apresentado a Shadow, um ex-condenado que, após sair da cadeia, descobre que sua esposa faleceu em um acidente de carro. Confuso e perdido, começa a trabalhar para um misterioso homem chamado Wednesday e é aí – e que Odin nos proteja – que as aventuras começam. Não vou adiantar muito para não perder a graça, mas já aviso: se não leu, não sabe o que está perdendo!
As Crônicas de Gelo e Fogo , George R. R. Martin

Conhecidos por serem enormes e com lindas capas, os livros da série “As Crônicas do Gelo e Fogo” conquistaram a admiração de milhares de leitores ao redor do mundo – ainda mais com a produção da série inspirada neles, Game of Thrones, da HBO. Com o vilão mais odiado do universo – o abjeto serzinho intitulado Joffrey Baratheon –, a trama de fantasia épica tem centenas de personagens e três aspectos principais que a norteiam: a guerra civil dinástica entre várias famílias concorrentes pelo controle dos Sete Reinos; a ameaça crescente das criaturas sobrenaturais conhecidas como os Outros; e a ambição de Daenerys Targaryen, a filha exilada de um rei assassinado em uma outra guerra civil treze anos antes, decidida a voltar à sua terra e reivindicar seu trono de direito. Não se intimide com o número de páginas e mergulhe numa história fascinante – além de compartilhar conosco o ódio por Joffrey, é claro.
Eragon, Christopher Paolini

Eragon é o primeiro livro da série Ciclo da Herança, escrita por Christopher Paolini. A trama traz um personagem que tem lugar cativo no coração da maioria das pessoas: dragões. Sim, aqueles seres imponentes e magníficos que cospem fogo. Em Eragon, o protagonista, que dá nome ao romance, encontra um ovo de onde nasce Saphira, dragão que se torna fiel escudeira do rapaz. Juntos, eles começam uma aventura repleta de perigos a cada esquina.
E aí? Você concorda com a nossa lista? Sentiu falta de algum título? Sinta-se livre para comentar!
By: Revista 21
10 livros que todo nerd não pode deixar de ler
Reviewed by Unknown
on
terça-feira, setembro 17, 2013
Rating: